Seguidores

terça-feira, 19 de março de 2013

QUANDO TERÁ A VIDA UM SENTIDO?!

Todas as instituições bioéticas «convergem na finalidade de salvaguardar a DIGNIDADE HUMANA no curso do desenvolvimento tecnológico, que se pretende também promover enquanto meio de realização do homem e de benefício das sociedades, enquanto se mantiver ao serviço do homem».(p.111 - Bioética Simples)
Sendo certo que há uma Biologia para construir o corpo e uma Ética para construir o ser humano, diferente e mais complexo é o problema da origem da alma humana. Segundo o Pde. Vaz Pinto «assegurada a qualidade racional ( p.137 - Vol. I) ou espiritual da alma humana (pela sua inteligência reflexa, capacidade de referência ao ser, à verdade e ao bem, abertura aos valores e liberdade ou capacidade de auto-determinação)»(...) « não parece haver lugar para separar corpo e alma na criação do Homem por Deus». Com a criação da alma humana, «o homem é dotado de uma DIGNIDADE sem paralelo no mundo animal,, inteligente, livre,responsável, tudo consequência de uma «natureza» diferente e superior, de uma alma, um princípio vital de essência intelectual ou espiritual».


Conforme referimos acima, o Homem, pelo facto de ser uma espécie triunfante, trata todas as estimulações externas para a sua sobrevivência como ser humano. Mas, neste momento, este Mundo não é o que Deus desejou, criou e quis. Ainda há muito MAL para ser vencido e, vencer o MAL «é vocação e responsabilidade da liberdade humana, acompanhada e fortalecida pela graça de Jesus Cristo».(Vaz Pinto-p.533-Vol. I).
Assim, a VIDA terá sentido, conteúdo, significância, se cada um, independentemente da sua profissão, lutar contra o MAL, para conseguir tornar o Mundo e a Humanidade cada vez mais perfeitos, cada vez mais dignos, visto a DIGNIDADE ser uma qualidade intrínseca de todo o ser humano.
A civilização carece de sentido, se não arrastar o aperfeiçoamento do ser humano, em vez  da perfeição dos utensílios por ele usados.
Só com DIGNIDADE se chegará à vitória definitiva sobre o MAL, no Futuro Absoluto, no Termo da História.

3 comentários:

Mariazita disse...

Querida Beatriz
Deixa-me começar por agradecer a tua visitinha, que adorei.
Como já não vinha aqui há um certo tempo... estive a ver alguns dos teus posts anteriores, e deliciei-me com a leitura.

A tua pergunta, que serve de título ao post "Quando terá a vida um sentido?", dá muito que pensar.
Há momentos na vida em que viver não tem o menor sentido - em situações de forte crise emocional, por exemplo - e há situações - o nascimento de um filho/neto - em que nos apetece prolongar a vida eternamente. Neste caso já faz todo o sentido viver.
E fico-me por aqui, senão nunca mais me calo:)))

Se não nos "virmos" antes, desejo-te uma Páscoa muito feliz, rodeada de todos os teus entes queridos.

Beijos e carinhos meus.

Beatriz Bragança disse...

Querida Mariazita:
Muito obrigada pelo seu comentario.
Ainda bem que gostou.Fiquei muito sensibilizada por ter ido ver as postagens anteriores.
Uma otima Pascoa com todos os seus
Um abraco da
Beatriz

Anne Lieri disse...

De fato, somente com a melhoria das vibrações do planeta poderemos usufruir de momentos de maior paz e alegria!Ainda creio que o bem é maioria e nossas preces conjuntas ás nossas obras por um mundo melhor,surtirá efeito a cada dia!bjs,