Seguidores

quinta-feira, 14 de março de 2013

MALES FÍSICOS

Há MAL físico que « o Homem só em parte consegue dominar» (p. 514-Vaz Pinto-Revelação e Fé-Vol. I) - é o que resulta dos cataclismos naturais, terramotos, secas, cheias...


Já referi, noutras postagens, alguns casos da Medicina que colocavam problemas relacionados com a DIGNIDADE HUMANA. Além da Medicina, as Bioéticas também lutam em defesa dessa mesma dignidade, a vários níveis, incluindo a Ecoética que reflete sobre o comportamento do homem no meio ambiente e o ajuda a formular regras morais para a sua ação sobre a Natureza.
A partir de 1970 aparece, pela primeira vez, o termo Bioética, que, no início, designava uma «ética da vida» (ver Bioética Simples de Maria do Céu Patrão Neves e Walter Osswald)  ou seja, uma «ética aplicada à vida» e depois foi-se desenvolvendo. Há pioneiros da Bioética de formação humanista - os teólogos, e outros de formação científica.
Os homens da ciência vivem situações paradoxais: conquistaram poderes, mas são impotentes para resolver os problemas humanos criados por esses novos poderes. Então, necessitam de ajuda de outros saberes - do Direito, das Ciências Sociais... Visto que o Homem é multidimensional, os problemas éticos exigem  abordagens multidisciplinares. Daí que, no começo da  década de 70, se tenha iniciado o processo de institucionalização da Bioética. Este processo foi decisivo « no estabelecimento de condições para que o número de profissionais que se lhe dedicavam se multiplicasse, a  sua formação se especializasse e a interdisciplinaridade se intensificasse,»( p.39 .W. Osswald).
A Bioética é, ao mesmo tempo uma Ética médica  e uma Ética ambiental.
Com o desenvolvimento da Bioética a vários níveis, o ser humano responde a um desafio. Esse desafio põe à prova a sua capacidade de realizar o BEM. A vida de cada um terá mais sentido se todos se inscreverem na luta contra o MAL, se todos derem o seu contributo, seja  qual for a tarefa que desempenhem.

4 comentários:

Luma Rosa disse...

O respeito à dignidade humana deve reger as atitudes de todos, não somente na área médica. Aqui no Brasil uma médica está sendo acusada da prática de eutanásia. Acho que isso deve acontecer demais, como também o prolongamento da vida em aparelhos visando lucro dos hospitais. Não há respeito a dor ou a vida ou a morte!
Não sei onde pode levar a humanidade com esse lado pretencioso do homem querendo manipular a vida. A bioética veio para questionar os temas da atualidade: Eugenia, aborto, clonagem, fertilização in vitro, pesquisas com células tronco, pré-seleção de sexo, a eutanásia citada acima e principalmente responsabilidade civil e conduta moral dos cientistas.
Bom fim de semana!! Beijus,

Nilson Barcelli disse...

A ética deve estar sempre presente na nossa vida.
Gostei da tua abordagem.
Beatriz, minha querida amiga, tem um bom resto de domingo e uma boa semana.
Beijo.

Silenciosamente ouvindo... disse...

Subscrevo o que o Nilson disse.
A ética deve estar sempre presente
na nossa vida.
Bom post.
Desejo que esteja a passar um
bom domingo.
Beijinhos
Irene Alves

Anne Lieri disse...

Beatriz,confesso que não conhecia esse termo "bIOÉTICA" e achei que tem muito a fazer pelo homem e pela natureza!Bjs,