Seguidores

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

O QUE É O HOMEM?

                          (O Homem como ser corporal e espiritual,inteligente e livre)

Também segundo o Pde. Vaz Pinto, «através de condições químicas,biológicas,evolutivas», o homem «é o fruto de uma decisão de Deus». «É dotado de um corpo, através do qual está ligado e irmanado à Natureza que o circunda e a quem domina, corpo material também ele criado por Deus ».
Conforme escrito pelo Pde. Armindo Vaz, professor de Bíblia da Universidade Católica Portuguesa, «Dizer «Deus criou o mundo» não é pensar que o arrancou do nada ou de matéria preexistente, por evolução ou duma assentada: nem é pensar no momento ou no ato da sua feitura. É um convite a contemplar nele uma abertura ao transcendente, pondo ao vivo o mistério da sua relação com Deus».

Aliás,duzentos anos após o nascimento de Charles Darwin, o professor Daniel Serrão (Prof. Doutor da Faculdade de Medicina do Porto) - já jubilado, fornece aos seus formandos um texto, dizendo que o Vaticano vai regressar ao debate sobre a relação entre evolução e criação, dado ser um tema que apaixona cientistas, filósofos e teólogos. E o mesmo texto refere que o Papa Bento XVI, no início do seu ministério fez esta afirmação: «Nós não somos o produto casual e sem sentido da evolução»; cada um de nós «é o fruto de um pensamento de Deus». Mais tarde, em novembro de 2008, Sua Santidade voltou «a abordar a relação entre criação e evolução, defendendo que o cosmos não é um sistema caótico, mas sim ordenado, sendo possível «ler» nas suas regras internas a presença de um criador». O mesmo texto, subordinado ao título «O regresso(sem fantasmas) de Darwin», continua dizendo que «segundo a fé cristã, a criação é o ato pelo qual Deus, do nada, deu e mantém a existência de tudo quanto existe»

Quando é que este se transformará naquele?

3 comentários:

Nilson Barcelli disse...

Como sabes, sou agnóstico. E, por isso, tenho dificuldade em perceber as afirmações do teu post.
Mas respeito as convicções religiosas de cada um.

No último comentário que me fizeste, no meu penúltimo poema, disseste "estava eu a tentar entrar no«nimbypolis» quando, por «Magia» vi, penso eu, os teus lindos netinhos - uns amores"
Enganaste-te porque não tenho 2 netos... Deves ter visto outra coisa qualquer e fizeste confusão.

Um beijo, querida amiga Beatriz.

manuela barroso disse...

Olha querida e grande amiga Beatriz, esta imensidão de tema só é posssível numa conferência com uma paleta de convidados que saibam explanar sobre os mistérios do Universo, se é que algum dia chegarão lá! Repara que já a teoria de Einstein,hoje, é posta em causa.A fome do Homem se situar no mundo, o querer saber o porquê de tantas coisas a podridão humana que o torna tão cruel...é demais para muitos suportarem ou sequer compreenderem o livre arbitrium.
Sei que estou AQUI. Sei que me fascina o Universo. Sei que me atrai o Infinito. Sei que o Vazio me atrai- sendo vazio-e será que há vazios?
Ufff!
Vamos viver um dia de cada vez."Olhai os lírios do campo"! -Disse Ele!
E sei que gosto tanto de lírios!...
Aquele abraço minha querida!

Marte disse...

No que diz respeito à criação, sou mais pela vertente científica. Mas respeito as outras opiniões.