Seguidores

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

EVOLUCIONISMO/CRIACIONISMO


No seu artigo «Evolucionismo/Criacionismo:diferenças e convergências», Luís Archer, Prémio Nacional de Bioética 2008,afirma que, «na atual posição da Igreja,o criacionismo evolutivo é o mais seguido. É possível distinguir em cada ser, entre a sua essência e aquele dinamismo existencial que causa a sua própria evolução; e identificar este último com a ação criadora de Deus».

«O Homem,segundo o Antigo Testamento, é também espiritual, isto é, dotado de espírito, de inteligência e vontade, de liberdade, capaz de compreender, de pensar, de evoluir, de comunicar, de decidir.»(...) «Pela sua liberdade, o homem é chamado por Deus a construir um mundo livre de todas as escravidões e opressões, da indignidade e da fome, da incultura, do subdesenvolvimento, do domínio, da exploração e do Mal».

Mas esta construção ainda não chegou a esse ponto: embora estejamos no século XXI, a escravidão continua: marcas desportivas,muito conhecidas, empregam na China, crianças e adolescentes para fabricarem roupas e bonés; milhares de africanos são enganados por alguns poderosos, que lhes prometem trabalho na Europa e, depois os abandonam nas costas europeias.
A opressão mantém-se por esse mundo fora: veja-se o caso da China e a atitude que tomam em relação às crianças do sexo feminino. Isto até é mais do que opressão, é atentado à DIGNIDADE HUMANA e à vida das crianças; e os professores portugueses que trabalham no Ensino Público, desde as classes infantis até ao final do Secundário, também sabem muito bem o que é opressão!
Basta pensar nas condições de vida de povos inteiros, na África, na Ásia, na América Latina e até em Portugal: pedintes,viciados, marginalizados e logo se associa tudo isto à palavra DIGNIDADE.

2 comentários:

Marte disse...

Temos assistido a importantes evoluções em alguns campos, pena é que não estejam todos nivelados.
Por exemplo, os Direitos Humanos deviam ser mais respeitados, já que estamos em pleno séc. XXI.
Mas, em todo o mundo acontecem atrocidades que põem em causa a dignidade humana.
http://2.bp.blogspot.com/-So0WpRsMQU0/T9ubAVgoLSI/AAAAAAAACoE/X73c5fV0DpU/s640/chinesa+aborto.jpg
Basta usar este link e ver uma foto de uma mulher chinesa que, por não ter dinheiro para pagar uma "taxa" pelo 2.º filho, foi forçada a abortar aos 7 meses de gestação.

manuela barroso disse...

Tenho a immpressão que vou voltar se é que a reincarnação existe....
É que sinto uma espécie de explosão....
Quando se fala em dignidade, em que patamar está a dignidade da mulher?
Como é encarada pela sociedade?
Porque hipocritamente existe o dia da mulher?
Com é que o Homem a vê REALMENTE?
Mãe? Amiga? Amada ou criada?
E já para não falar na mutilação genital feminina!! Aberração meu Deus! Ajuda-me a compreender!!!
Desculpa Beatriz...
Este assunto sufoca-me.
Mas não, sabes que não tenho motivos para isso. Só os de Mulher para Mulher.
Grande abraço querida Beatriz.