Seguidores

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

DIGNIDADE,PARA QUE TE QUERO?!

Este valor,que faz refletir cientistas,teólogos,filósofos e outros diferentes profissionais,sempre me foi incutido. Como cristã e católica,tive em todo o tempo,a preocupação de viver com dignidade e de respeitar a dignidade dos outros.
A DIGNIDADE é um valor tão importante e tão intrínseco à Humanidade,que a Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas, em 1948,e a recente declaração sobre Bioética e direitos humanos da Unesco fazem dela (dignidade) o «primeiro princípio e o inevitável fundamento para todos os direitos humanos» (Pellegrini).
Como em muitas áreas do mundo,está a criar-se um outro tipo de homem,o pós-moderno,que se apoia em novos dogmas. Isto acarreta uma outra espécie de preocupações a todos os seres humanos conscientes. Este humanismo pós-moderno diz que só EU,isolado,sou a medida de todas as coisas. É um egocentrismo absoluto, inclusivamente caraterístico da nossa juventude.
Cada ser humano deve comparar os seus valores e sugerir aos jovens que, pelo menos, ponderem antes de agir.Todos têm a liberdade de escolher entre a satisfação dos apetites e o voo para a espiritualidade. Se forem capazes de se auto-dominarem,são humanos a viver com dignidade; e é isso que se pretende.

7 comentários:

Nilson Barcelli disse...

Concordo em absoluto com o teu magnífico texto.
A dignidade é um conceito básico de vida, sem ele tudo se pode desmoronar.
Um beijo, Beatriz.

Sandra Gonçalves disse...

Concordo plenamente amiga... Infelizmente vivemos num mundo onde os principios estão sendo delegados ao esquecimento. Bjos achocolatados

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Excelente, o seu texto! Muito oportuno, para a atualidade. A gente percebe, em qualquer lugar que se vá, que pouco se preza a dignidade. É o primeiro, de todos os direitos da humanidade.
Parabéns, por "trazê-la" à tona!

Um beijo,
da Lúcia

chica disse...

Maravilha!Importante teu texto e dignidade todos desejamos! beijos praianos,chica

Celina disse...

Oi querida amiga, já era para ter responder o seu comentário, não estava acertando com o seu blog , por sinal muito bonito, agradeço amiga a sua visita e o comentário gentil Um abraço fraterno. Celina

Beatriz Bragança disse...

Querida Sandra:
Não tenho outro meio para lhe agradecer o comentário que postou no meu blog.
Agora beijos «achocolatados»,eu ainda não conhecia.Devem ser deliciosos!...
Beijinhos da
Beatriz

Anne Lieri disse...

Beatriz,que interessante abordagem do tema dignidade,que todo ser humano deveria ter.Viver com um pouco de decencia, sem fome, sem ter que viver nas ruas, é o mínimo para a humanidade.Bjs e boa sexta!