 |
Imagem do Google |
Longe vão os tempos em que as famílias viviam em comunhão de várias gerações: avós,pais e filhos. Se a morada era na aldeia, havia um animal de estimação, que recebia alguns mimos,mas se portava dentro dos limites.
Passou-se de um extremo ao outro...
Actualmente, os mais velhos sao considerados fardos, que e preciso afastar. Os animais sao tratados principescamente ou então, principalmente no período de férias, abandonados à sua sorte!Quanto às crianças, sei de hotéis onde nem podem entrar!!!!!!
Há estudos que mostram quão benéfico é o convívio entre crianças e avós, mas, assim mesmo, estes (em alguns casos) são deixados ao abandono. Desamparados, solitários, sofrem depressões, por não terem um sonho a perseguir, um objectivo pelo qual devam lutar. Alguns, (nao sei se diga mais afortunados...) foram enviados para lares, mas nunca recebem a visita dos familiares, outros são encontrados mortos...de fome !
Há crianças sem nenhum tipo de conforto, enquanto que gatos e cães saem à rua , por exemplo no inverno, cobertos com capas luxuosas, entram em cafés e são bem servidos. Cá fora, crianças indigentes pedem esmola para comprar pão.
Estas diferenças horrorizam-me!
Não fazer caso destas situações, não lhes dar o cuidado devido, envergonha muita gente ou... devia envergonhar a quem de direito. São antagonismos ininteligíveis! As crianças, por serem incapazes de se sustentar e os mais velhos, pelo muito que já deram, deveriam ser prioritários...
Até quando iremos ver uns e outras ao ABANDONO?!
Nos nossos dias, ABANDONO pode significar também, pôr de lado as tradições. Alguns Feriados e Dias Santos deixaram de integrar a cultura do nosso píis.
É triste ver algo CESSAR!
Na sociedade, empresas há que abandonam os seus Projectos, quando o lucro não é o desejado; políticos abandonam as suas promessas eleitorais; Governos abandonam os seus Programas, seguindo o que lhes é mais conveniente...
É um dominó!
Abandonam-se até VALORES seguidos durante séculos!...
«A indiferença é espinho, porém o ABANDONO é espada.»-Reinaldo Ribeiro
«O ABANDONO é tão traiçoeiro como a morte, porém a morte ainda é compreensível.»-Alison Santini.
«O ABANDONO é um estado de alma diante das atitudes de quem contávamos que estaria sempre ao nosso lado.»-JDCasteloBranco