Este é o quinto excerto de um artigo escrito pelo meu pai.
Imagem do Google |
Platão, apegado ao ideal e supra-sensível, revoa em regiões inacessíveis ao mundo fenomenal, e constrói todo o saber pela energia dialéctica do espírito. Aristóteles, ao revés, no seu trabalho filosófico, parte do real e do sensível para elevar-se destes postulados da experiência até à noção do universal.» Latino Coelho, Demóstenes, Oração da Coroa, Lisboa, 1922 (4ª edição)
Segundo Newmann, Aristóteles - acusado, por vezes, de materialista, por causa dessa diferença - admite a actividade idealizante do artista.
Segundo Ritter, o objecto da arte, para Platão, é a reprodução da realidade.
Fouillée, um dos melhores intérpretes de Platão, falando da «poietikès»,distingue entre arte de criação e arte de imitação. Enumera, depois, dois modos de imitar: a imitação das Ideias eternas e a dos objectos perecíveis.
Para o criador do idealismo realista, o Belo, fim do amor, é o esplendor do Bem. Superior à verdade e à ciência, o Belo só teria acima de si a ideia do bem, se não chegasse mesmo a confundir-se com ela. O que não sucede. Porque, se todo o belo é bom, a Beleza não é todo o Bem; é, antes, um aspecto, uma manifestação dessa ideia. A beleza é irmã da proporção e da verdade e filha do Bem - continua Fouillée. Filha primogénita, se se aceitasse a figura. Em suma, se o Bem é Deus, a beleza é a manifestação suprema do mesmo Deus. A beleza concreta, não obstante ser a natureza uma sombra das realidades ideais, contém todos os caracteres da verdadeira beleza.
O mundo é belo, porque a Bondade suprema (Deus) o fez semelhante a si. A beleza do homem é a virtude. Fouillée, A., La Philosophie de Platon, Paris, 1929 (2ème édition) tom.II, p.15 ss.
Mas lê-se na «República»: «os ditirambos, as comédias, as tragédias são imitações» in Platão, República, lib.III. 394 B-C; 395 B Contudo, o objecto de arte, em Platão, não é a imitação servil da realidade. A não ser que falemos da realidade platónica. Platão rejeita precisamente certa poesia por ir contra a realidade (platónica). O objecto de arte, para o filósofo divino, é, como interpreta o citado autor francês, não o prazer ou a simples imitação da natureza, mas a expressão de um ideal de beleza. A imitação dos objectos não passa de um meio; e o prazer é um resultado que só tem valor pelos sentimentos a que dá origem..
Também Aristóteles divide a poesia em razão do carácter próprio dos autores: os de alma elevada (refere-se, aqui, à poesia primitiva) acções belas e acções de homens de mérito; os autores vulgares imitavam acções vis, compondo infâmias como outros compunham hinos e elogios. «A poesia - escreve o Filósofo na «Poética» - é mais filosófica e dum carácter mais elevado do que a história; porque a poesia narra de preferência o geral, a história o particular. O geral, ou seja, que tal ou tal espécie de homem dirá ou fará tais ou tais coisas verosímil ou necessariamente; (...) Aristóteles, op.cit..1451 b. 5-10
Assim o compreendem Turner- (Turner, W., Storia della Fil., Vicenza 1935 (trad. G. Trinko), quando fala de Aristóteles), Newmann- (Newmann, Dr. E., Estética Contemporânea, Coimbra 1930, ed.3ª, Trad.L.F. dos Santos, ofm-p.4) e Hardy- (Arist., op.cit., p.CCCLXXIX ss.
J.E.Santos - meu pai
36 comentários:
Que texto lindo e interessante,Beatriz e que bom te ver novamente postando e ainda mais algo tão afetuoso pra ti, do teu pai! bjs, linda semana! chica
Olá Beatriz
Dá uma nostalgia e saudades de estar como criança
no colo do pai.
Bjs
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/
Olá minha amiga. Hoje é um dia especial diferente mesmo estava a ler o Angulus e vejo sua atualização come este belo trabalho de pesquisa do saudoso pai a compartilhar conosco.Imagino a emoção dele ao mergulhar na vida de Aristóteles que li muito nos meus idos anos de colegial e depois em coleção de pensadores. Muito complexo sim, mas sempre nos abre um leque de questionamentos e reflexões.Lindo o pensar sobre a beleza, o bom e ter Deus como centro de tudo com a natureza por Ele criada.
Grato pela partilha querida amiga.
Não suma mais, venha sempre nos apresentar também sua poesia.
Meu carinhoso abraço.
Bjs de paz amiga e que a semana esteja maravilhosa e abençoada.
Gostei de lhe ver.
Maravilhoso texto. Que bom que voltou.
Engraçado que tenho no meu blogue uma saudade de 23 anos... Saiu ao fim da tarde. Se puder passe lá. Obrigada pelo carinho que tem sempre comigo.
Beijinhos
Bom dia, seu regresso é bem-vindo, de um carácter mais elevado do que a história, publicou muito bem a transmitir o conhecimento, e, não fosse amiga professora.
AG
Oi Beatriz, seu pai escrevia como meu filho escreve hoje.
Sempre falo que não entendo seus textos de uma cultura ímpar.
Saudades de você. Há tempo que estou doente. Mas vou vivendo...
Beijos no coração
Lua Singular
Querida Beatriz, que bem escrito!
Nem sempre é fácil entender a filosofia clássica.
Beijinhos e boa semana :)
Bastante interessante, bem documentado e instrutivo, o texto de seu pai!
Gostei muito. É um texto que merece ser lido por muita gente que, não raras vezes, esquece o pensamento dos Antigos Gregos.
Obrigado pelas suas palavras, no meu blog.
*
E se quiser ver como ficou o vídeo, há a hiperligação no poema.
Desejo-lhe uma óptima semana!
Texto maravilhoso amei, obrigado pela visita.
Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM
Oi Beatriz
No meu blog Lua Singular, tem algo que você gostaria de ler
Não precisa comentar se não quiser.
Abraços
Lua Singular
Passando para lhe desejar um óptimo fim de semana, apesar da chuva.
Beijinhos
Oi Beatriz,
Feliz com sua volta
Seu pai era um homem culto, você também não fica atrás.Eu apenas estudei para viver. Sou boa em exatas e já criei uma fórmula que dei para o meu chefe que era um homem bom, mais do que gente.
Sinto muitas saudades dele, mas não vou visitá-lo por ele estar muito velho beirando os 100 anos, tenho medo que ele passe mal.
Mas, sempre tenho notícias dele através do meus parentes.
Beijos no coração
Lua Singular
Votos de feliz semana,
AG
Gostaria de partilhar contigo a postagem que publiquei no dia 14/02/17, DIA DE ANIVERSÁRIO do meu blog A CASA DA MARIQUINHAS/
Desde já o meu “Bem hajas!”
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS
PS – Desculpa o “copy & paste”.
Voltarei para ler e comentar.
Oi Beatriz, hoje não consegui comentar com o G+, achei mais fácil vir ao Google.
Adorei seu comentário, o qual me fez muito feliz
Obrigada, volte sempre
Beijos
Lua Singular
Olá Beatriz, um bom fim de semana para voce.
Que a paz esteja em seu coração.
Carinhoso abraço.
Bju
Beatriz, voltei pra agradecer a tua inspiração linda, que adorei por lá! Obrigadão! Que bom te ver escrevendo! bjs, chica, lindo fds!
Amiga passando para ti desejar um bom final de semana, obrigado pela visita.
Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM
Foi uma honra para mim ler o texto do
srº. seu pai. Muito interessante.
Obrigada pelas palavras amigas que deixou
no meu blogue.
A m/sempre amizade e estima.
Irene Alves
Oi Beatriz
Aprendi italiano com meu tio, até os nomes feios.kkk, francês foi na garra, com livros e algumas aulas particulares.
Depois do casamento fui morar numa cidade grande(casei novinha), fiz um curso de francês e trabalhei numa firma que se falava quase todos em francês, aí quase morri, mas aprendi. Fizemos uma prova passei em primeiro lugar eu deixei meu marido numa cidade grande só e fui morar dois anos na França a trabalho.
Saí da França falando fluentemente o Francês sem gastar um centavo.Depois lhe conto o resto....
Beijos
Lua Singular
Passa um email pra mim
Oi Beatriz
Que tenha uma linda noite e um belo alvorecer.
Beijos
Lua Singular
Oi Beatriz! Saudade de vc mas tenho tido menos tempo para blogar. Adorei o texto do seu pai, sempre nos trazendo sua sabedoria! Bjs
Vim responder,Beatriz:
São conchinhas lá do mar...
E desejo tudo de bom, fiques bem, torcendo pra que te reanimes a escrever. Acho que te fará bem e pra nós também, pois gostamos de te ler! bjs, chica
Amiga passando para lhe deixar um
beijinho e desejar que se encontre bem.
Irene Alves
Olá minha doce amiga
Sabes ando ansiosa por ver neste seu belo espaço um texto seu com a sua linguística impecável que nos prende atenção da primeira à última palavra.
Te anima querida e volte a nos brindar com sua encantadora poesia
Um beijo grande e um abraço apertadinho
Minha queria amiga Beatriz
Extraordinário este texto de seu Pai!
Aliás, os textos de seu Pai são sempre uma verdadeira lição para quem os lê.
Grata por tê-lo partilhado connosco.
Obrigada pela carinhosa presença e parabéns à minha "CASA".
Bom Fim-de-semana
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS
PS - Há novo post lá na minha "CASA"
Querida amiga Beatriz
Minha amiga eu vim abraçá-la e parabenizá-la pelo dia de hoje e por todos os dias em que mereces ser homenageada como todas as mulheres
Mulher, símbolo de sensibilidade. És a glória do homem, fonte terna de amizade, pérola de inestimável valor. Âncora fértil da imaginação, manancial profundo de amor. Alma misteriosa, tens inexplicável poder. Poder de conciliar trabalho, emoção, lar. Mestra na arte de amar, és uma guerreira em potencial. Parabéns amiga pelo teu dia.
Beijos e o meu afetuoso abraço
Oi Beatriz
Feliz dia da mulher
Beijos
Lua Singular
Bom dia
Passando para lhe desejar um resto de semana feliz.
Beijinhos
Querida Beatriz
Passei para ver se havia novidades.
Como não há post novo... deixo um abraço apertado.
Bom Fim-de-semana
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS
Um bom domingo amiga.
Uma semana abençoada para voce.
Bjs de paz.
Ando longe e distante pelos motivos que sabes , mas não sabia que voltavas aos teus pensamentos , Beatriz ! Se as palavras têm energia ( como já ouvi e sorri ...) a verdade é que os testemunhos estão aqui : amigos virtuais que não te esquecem ! Se eles te conhecessem há anos , imagina ! 😊
Bem-vinda e volta sempre !!
Aquele abraço
Oi Beatriz
Obrigada pelo carinho
saudades sempre
Beijos
Lua Singular
Olá Beatriz,fiquei feliz em vê-la comentando em meu blog.
Perdão em demorar para vir aqui,mas não recebo as suas atualizações.
Bjs-Carmen Lúcia.
Oi Beatriz
Saudades de você. Tô meio encrencada
A idade chega e as pragas nos fazem visitas
Mas vamos que vamos.
Beijos no coração
Lua Singular
Beatriz, relendo a bela postagem de seu pai e retribuindo sua doce e amiga visita!bjs
Enviar um comentário